CRISTÃOS E MUÇULMANOS: O QUE ELES DIZEM UNS DOS OUTROS?
Introdução
1) Atitudes 2) A Importância da Ortodoxia 3) O Ciclo Descendente
Atitudes cristãs em relação ao Islã
1) Os Evangelhos e os Atos dos Apóstolos 2) A Virgem Maria 3) Papas 4) Cardeais 5) Bispos católicos 6) Monges católicos 7) Reis e cavaleiros 8) Cristianismo oriental 9) Protestantes 10) Ministro de Estado 11) Cronistas
Atitudes islâmicas em relação ao Cristianismo
1) Alcorão 2) Mohammed 3) Califas 4) Sufis 5) Sultões e santos 6) Historiadores
Meryem Ana Evi (A Casa da Virgem), Éfeso, Turquia, exterior.
2) A VIRGEM MARIA
A Casa em Éfeso (Meryem Ana Evi)
Muitos cristãos e muçulmanos acreditam que esta Casa, perto de Éfeso, na Turquia, é o local onde a Virgem Maria viveu depois da Crucifixão. Ela fugiu de Jerusalém para lá, acompanhada de São João Evangelista, para escapar da cólera dos judeus. Muitos acreditam que Éfeso é o local da Assunção ou Dormição. Outros, contudo, acreditam que isso aconteceu em Jerusalém, para onde, conta-se, Maria retornou pouco antes de morrer. Durante os muitos anos em que viveu em Éfeso, ela recebeu a visita de vários dos Apóstolos.
Em turco, a Casa é chamada Meryem Ana Evi (“A Casa da Mãe Maria”) ou Panaya Kapulu (“A Capela do Toda-Santa”). A descoberta da casa, e sua autentificação, foram descritas pelo poeta alemão Clemens Von Brentano (1778-1842) e depois, mais completamente, por dois missionários lazaristas de Smyrna (Izmir).
Atualmente, esta casa é visitada por grandes grupos de muçulmanos turcos – e grandes grupos de crianças – nos feriados da Turquia. Muitos deles caminham tranquilamente em volta da casa, rezando em silêncio. Alguns fazem as orações islâmicas formais, dependendo do momento do dia em que ali estejam.
A casa é de propriedade da Igreja Católica, que a administra, e um padre e freiras vivem junto a ela. O edifício, de fato, foi disposto como uma pequena capela com um altar, e todos dias é celebrada missa ali. Ele tem um cômodo (que foi o quarto de dormir de Maria) no qual os muçulmanos podem fazer suas orações formais. Os tapetes de oração são fornecidos pela Igreja. Frequentemente o padre tem condições de se encontrar com os turcos – sozinhos ou em grupos – que vêm visitar o local, e contar a eles a história da casa.
Muitos católicos da Europa ocidental, e também cristãos ortodoxos da Grécia, da Rússia e de outros países da Europa oriental fazem piedosas visitas a esta casa; da mesma forma, ela recebe a visita de protestantes.
De sob a casa brota uma fonte que, acredita-se, tem poderes de cura. Muitas oferendas votivas e lembranças foram deixadas na casa por muçulmanos, católicos e ortodoxos, que, depois de beber da água da fonte, ou de fazer suas orações à Virgem, receberam favores ou foram curados.
A basílica erguida em honra de São João e que contém seu túmulo fica ali perto, como também fica perto da grande e antiga mesquita chamada de “Mesquita do Senhor Jesus”.
Éfeso é um centro de peregrinação tanto para o Cristianismo como para o Islã. Ali, a Virgem traz bênçãos a cristãos e muçulmanos sem distinção.
Um símbolo exterior do espírito de Éfeso é a atitude positiva do padre e das freiras para com os muçulmanos, e a atitude positiva tanto das autoridades turcas quanto do povo turco, em primeiro lugar, para com o santuário da Virgem Maria em si mesmo e, depois, para com a presença cristã e os peregrinos cristãos.
Meryem Ana Evi (A Casa da Virgem), Éfeso, Turquia, planta