Cristãos e Muçulmanos: Atitudes Islâmicas em relação ao Cristianismo (1)

CRISTÃOS E MUÇULMANOS: O QUE ELES DIZEM UNS DOS OUTROS?

Introdução

1) Atitudes 2) A Importância da Ortodoxia 3) O Ciclo Descendente

Atitudes cristãs em relação ao Islã

1) Os Evangelhos e os Atos dos Apóstolos    2) A Virgem Maria    3) Papas    4)  Cardeais    5) Bispos católicos    6) Monges católicos    7) Reis e cavaleiros    8)  Cristianismo oriental    9) Protestantes    10) Ministro de Estado    11) Cronistas

Atitudes islâmicas em relação ao Cristianismo

1) Alcorão    2) Mohammed    3) Califas    4) Sufis    5) Sultões e santos    6) Historiadores


1) ALCORÃO

Versículos relevantes para o Cristianismo e os cristãos

• Descobrireis que os melhores amigos dos crentes [isto é, dos muçulmanos] são aqueles que dizem: “Somos cristãos”. Isto porque há sacerdotes e monges entre eles, e porque não são orgulhosos. (Capítulo “A Mesa Posta”, 5, 85)

• Ó Povo do Livro! Não tereis fé até que observeis a Torá e o Evangelho, e tudo o que foi revelado a vós por vosso Senhor. (Capítulo “A Mesa Posta”, 5, 68)

• Em verdade, aqueles que acreditam [isto é, os muçulmanos], aqueles que são judeus, sabeus, cristãos, e todo aquele que acredita no Último Dia e faz o bem: nenhum temor recairá sobre eles, nem se afligirão. (Capítulo “A Mesa Posta”, 5, 69)

• Ó Povo do Livro! Vinde agora para uma palavra comum a vós e a nós, de modo que não adoremos a ninguém a não ser Deus. (Capítulo “A Família de Imrân”, 3, 64)

• Em verdade, Nós fizemos surgir em toda nação um Mensageiro, que proclamou: Servi a Deus e abstei-vos dos falsos deuses. (Capítulo “A Abelha”, 16, 36)

• Ó Homens! Nós vos criamos de um único (par) de um homem e uma mulher, e fizemos de vós nações e tribos para que possais vos conhecer mutuamente (não para que possais vos desprezar mutuamente). (Capítulo “Os Cômodos Privados”, 49, 13)

• A Deus pertencem o Oriente e o Ocidente; para onde quer que vos volteis, lá está a Face de Deus. (Capítulo “A Vaca”, 2, 115)

• [Lembrai dela] que guardou sua virgindade; Nós sopramos para o seu interior Nosso Espírito, e fizemos dela e de seu filho um sinal para todos os povos. (Capítulo “Os Profetas”, 21, 91)

•(A Anunciação, quando o arcanjo Gabriel apareceu a Maria) E faz menção, no Livro, de Maria. Enviamos a ela Nosso Espírito e ele assumiu para ela a forma de um homem perfeito. Ela disse: “Veja! Eu me refugio de ti no Misericordioso, se tu és temente a Deus.” Ele disse: “Sou apenas um mensageiro de teu Senhor, para que possa conferir a ti um filho impecável.” Ela disse: “Como poderia ter um filho, se nenhum homem mortal me tocou, e nunca deixei de ser casta?” Ele disse: “Assim será. Teu Senhor disse: É fácil para Mim; e acontecerá que Nós faremos dele uma revelação para a humanidade, e uma misericórida vinda de Nós. É coisa ordenada.” (Capítulo “Maryam”, 19, 16-21)

• Que o povo do Evangelho julgue por aquilo que Deus revelou a eles. (Capítulo “A Mesa Posta”, 5, 47)

• Os que acreditam no que foi revelado a ti (Mohammed), e os que são Judeus, Cristãos e Sabeus – todos os que acreditam em Deus e fazem ações retas – certamente a recompensa deles está com seu Senhor. Nenhum temor virá a eles, nem se afligirão. (Capítulo “A Vaca”, 2, 62)

• Não discute com o povo do Livro… Nosso Deus e seu Deus são um e o mesmo. (Capítulo “A Aranha”, 29, 46)

• (Palavras que o Alcorão atribui ao Menino Jesus) A paz sobre mim no dia em que nasci, e no dia em que morrer, e no dia em que serei elevado vivo. (Capítulo “Maryam”, 19, 33)

• Não há coerção em religião. (Capítulo “A Vaca”, 2, 256)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s