Pérolas

Um trecho do livro Pérolas do Peregrino, de Frithjof Schuon, feito com excertos de seus outros livros.

* * *

“Para ser feliz, o homem deve ter um centro; ora, esse centro é antes de tudo a certeza do Um. A maior calamidade é a perda do centro e o abandono da alma aos caprichos da periferia. Ser homem, é estar no centro; é ser centro.”

*

“A alma deve se afastar da dispersão do mundo; é a qualidade de interioridade. Depois, a vontade deve vencer a passividade da vida; é a qualidade de actualidade. Por fim, o espírito deve transcender a inconsciência do ego; é a qualidade de simplicidade. Perceber intelectualmente a substância, além do ruído dos acidentes, é realizar a simplicidade. Ser um é ser simples; pois a simplicidade está para o Um assim como a interioridade está para o centro e como a actualidade está para o presente.”

*

“Em vez de amar o mundo, é preciso ter um amor intenso pelo interior, que está além das coisas, além do múltiplo, além da existência. Do mesmo modo, é preciso ter um amor intenso pelo puro Ser, que está além da ação e além do pensamento.”

*

“Amar a Deus não é cultivar um sentimento – isto é, algo com que nos deleitamos sem saber se Deus com ele também se deleita – , mas é eliminar da alma aquilo que impede Deus de nela entrar.”

*

“O amor a Deus é, em primeiro lugar, a afeição da inteligência pela Verdade, depois, a afeição da vontade pelo Bem e, por fim, a afeição da alma pela Paz que é dada pela Verdade e pelo Bem.”

*

Conhecer Deus é amá-lo, e não o amar é não o conhecer.

*

Não somos nós que conhecemos Deus, é Deus que se conhece em nós.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s