Um novo livro online de Frithjof Schuon para o Natal

Early-Fanous-Virgin

Temos a alegria de, neste Natal, trazer ao leitor de língua portuguesa um livro de Frithjof Schuon que já se esgotou em papel, Raízes da Condição Humana, traduzido do original francês.

O livro começa com um belíssimo capítulo que explica o que é a inteligência. Outros capítulos discutem os limites da ciência, o conceito do Princípio Feminino supremo, o amor etc.

Um deles, “Esquema da Mensagem Crística”, tem as seguintes palavras:

“Se partimos da ideia incontestável de que a essência de toda religião é a verdade do Absoluto com suas consequências humanas, tanto sociais quanto místicas, pode-se levantar a questão de saber de que maneira a religião cristã satisfaz esta definição; pois seu conteúdo central parece ser, não Deus enquanto tal, mas Cristo; isto é, não tanto a natureza do Ser divino quanto sua manifestação humana. Assim, uma voz patrística proclamou com pertinência: ‘Deus tornou–se homem a fim de que o homem se torne Deus’; o que é a maneira cristã de dizer que ‘Brahma é real, o mundo é aparência’.

” (…) o Cristianismo propõe, por um lado, a oposição abrupta entre a ‘carne’ e o ‘espírito’ e, por outro lado – e este é seu lado esotérico – sua opção pela ‘interioridade’ contra a exterioridade das prescrições legais e contra a ‘letra que mata’. Além disso, ele opera com este sacramento central e profundamente característico que é a Eucaristia: Deus já não se limita a promulgar uma Lei, Ele desce à terra e se faz Pão de vida e Bebida de imortalidade.”

Para ler o livro em formato pdf, clique aqui: Raízes da Condição Humana.

Desejamos a todos um mui abençoado Natal e um Ano Novo cheio da verdadeira Paz.

(Imagem: Ícone da Virgem pintado por Isaac Fanous, circa 1970. Igreja Cóptica de São Jorge, Alexandria. Egito.)

Deixe um comentário