Um novo livro online de Frithjof Schuon para o Natal

Early-Fanous-Virgin

 

Temos a alegria de, neste Natal, trazer ao leitor de língua portuguesa um livro de Frithjof Schuon que já se esgotou em papel, Raízes da Condição Humana, traduzido por nós, com ajuda de nossa filha Liana Becker Queiroz.

O livro começa com um belíssimo capítulo que explica o que é a inteligência. Outros capítulos discutem os limites da ciência, o conceito do Princípio Feminino supremo, o amor etc.

Um deles, “Esquema da Mensagem Crística”, tem as seguintes palavras:

“Se partimos da ideia incontestável de que a essência de toda religião é a verdade do Absoluto com suas consequências humanas, tanto sociais quanto místicas, pode-se levantar a questão de saber de que maneira a religião cristã satisfaz esta definição; pois seu conteúdo central parece ser, não Deus enquanto tal, mas Cristo; isto é, não tanto a natureza do Ser divino quanto sua manifestação humana. Assim, uma voz patrística proclamou com pertinência: ‘Deus tornou–se homem a fim de que o homem se torne Deus’; o que é a maneira cristã de dizer que ‘Brahma é real, o mundo é aparência’.

” (…) o Cristianismo propõe, por um lado, a oposição abrupta entre a ‘carne’ e o ‘espírito’ e, por outro lado – e este é seu lado esotérico – sua opção pela ‘interioridade’ contra a exterioridade das prescrições legais e contra a ‘letra que mata’. Além disso, ele opera com este sacramento central e profundamente característico que é a Eucaristia: Deus já não se limita a promulgar uma Lei, Ele desce à terra e se faz Pão de vida e Bebida de imortalidade.”

Para ler o livro em formato pdf, clique aqui: Raízes da Condição Humana.

Desejamos a todos um mui abençoado Natal e um Ano Novo cheio da verdadeira Paz.

(Imagem: Ícone da Virgem pintado por Isaac Fanous, circa 1970. Igreja Cóptica de São Jorge, Alexandria. Egito.)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s